Recentemente, a Kadokawa divulgou seus resultados financeiros do terceiro trimestre do ano fiscal de 2025 e algo chamou muito a atenção: o anime mais lucrativo da empresa é, na verdade, uma propriedade de outra companhia. Oshi no Ko se destacou nas receitas de vendas, arrecadando mais de 5,5 bilhões de ienes apenas com sua adaptação para anime. Este valor superou outras franquias populares, como Dungeon Meshi, que acumulou 3,3 bilhões de ienes, e Overlord, com 2,7 bilhões de ienes.
É interessante notar que Oshi no Ko pertence à Shueisha, mas isso não impediu a Kadokawa de maximizar a licença e transformar o anime em seu maior sucesso. No geral, o negócio de animes da Kadokawa foi muito bem este trimestre, registrando um aumento de 15,5% nas receitas de vendas, atingindo 37,9 bilhões de ienes, além de um crescimento de 30,1% nos lucros. A segunda temporada de Oshi no Ko e a terceira temporada de Re:ZERO -Starting Life in Another World- foram apontadas como as principais responsáveis por esse crescimento.
Além dos animes, a Kadokawa também registrou bons resultados no mercado de videogames graças a títulos como Elden Ring. No entanto, nem tudo foi positivo: a plataforma Niconico sofreu um impacto significativo por causa de um ciberataque ocorrido no ano passado. Apesar desse contratempo, a empresa continua crescendo e mostrando que sabe como jogar suas cartas no mercado. Uma questão que fica é sobre o que acontecerá agora que a Sony se tornou o acionista majoritário da companhia.
As conversas em torno dessas conquistas são variadas. Muitos se surpreendem com o sucesso de Oshi no Ko, enquanto alguns expressam espanto com o fato de que animes como Dungeon Meshi ainda conseguem gerar receita, mesmo quando as vendas de Blu-ray não são tão expressivas quanto antes. Existe também a curiosidade sobre possíveis parcerias e licenças com outras plataformas, como a Amazon.
A mudança no consumo de mídia, onde o sucesso não é mais apenas medido pelas vendas de DVDs e Blu-rays, reflete uma nova era para o mercado de animes. Assim, enquanto Oshi no Ko continua a conquistar fãs e a ter um desempenho extraordinário, outros animes também encontram seu espaço e mostram potencial de crescimento.
©赤坂アカ×横槍メンゴ/集英社・【推しの子】製作委員会